Projeto Palhaçaria no SUS: UBS Floriano da Rocha recebe doses de riso e descontração

Bernardo Abbad

Projeto Palhaçaria no SUS: UBS Floriano da Rocha recebe doses de riso e descontração

Eduardo Ramos

?????????

A receita que prescreve muito riso frouxo foi entregue para Marlene Lopes, 57 anos, que estava com seu neto João Vitor ao colo pelas doutoras Palhaça Brum e Susenara B. Schleek (Fotos: Eduardo Ramos/Diário)

Riso frouxo de três em três horas e, se possível, antes de dormir. Essa é uma das medicações receitadas a crianças, adultos e idosos pelas palhaças e “doutoras da alegria” que visitaram a Unidade Básica de Saúde (UBS) Floriano da Rocha, no Bairro Juscelino Kubitschek, na manhã de quinta-feira (2). O posto foi mais uma das unidades de saúde de regiões periféricas de Santa Maria que têm recebido a Palhaça Brum e a agitada Dra. Susenara B. Schleek, personagens do projeto Palhaçaria no SUS. Atrapalhadas, mas bastante divertidas, elas interagiram com aqueles que aguardavam por atendimentos na UBS.A pesquisadora Daiani Brum, 33 anos, responsável pelo projeto, conta que está prevista a realização de 40 ações artísticas de palhaçaria em 2023, contabilizando um total de 70 horas de atuação teatral voltada a públicos descentralizados na cidade. Este ano, o projeto, que está na segunda edição, foi aprovado no edital FAC das Artes do Espetáculo, da Secretaria de Cultura do Estado, com o valor de R$ 46 mil para a realização das atividades.– É um trabalho que caminha junto com minhas pesquisas de mestrado e doutorado. Iremos atender também o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e outras seis unidades de saúde ao longo do projeto. Ele tem a importância de trazer cultura e diálogo para os espaços de saúde, bem como leveza, pois, geralmente, são lugares onde as pessoas estão desde cedo esperando – conta Daiani, que dá vida à Palhaça Brum.

Sempre que possível, as palhaças também realizam atividades de descontração com a própria equipe multiprofissional que trabalha nas unidades de saúde. A UBS Floriano da Rocha fechou para uma reunião às 10h, momento em que os funcionários também puderam se divertir um pouquinho com a dupla. Daiani relata que a recepção tem sido muito boa nas unidades visitadas até agora, como as ESFs Vila Lídia, Kennedy e Urlândia:– Como já fomos em 2021 em alguns desses postos, as pessoas ficam felizes em nos rever. Também estão nos pedindo para trabalhar com a equipe dos espaços, para que eles possam relaxar e se distrair – finaliza Daiani.A funcionária pública aposentada Elisete Porto dos Santos, 61 anos, que foi até a UBS para agendar uma consulta médica, divertiu-se com as palhaças enquanto esperava por um atendimento especializado. Para ela, o projeto deveria acontecer com frequência ainda maior:– Não temos isso todos os dias, então é necessário mais vezes. Eu não participo de um grupo assim, inclusive, porque não tenho tempo, mas adoraria participar de algum trabalho voluntário que leva alegria para as pessoas, como esse projeto.

MÊS DA MULHER

Além da visita das palhaças, a UBS Floriano da Rocha também estava promovendo atividades alusivas ao Mês da Mulher. Usuárias eram convidadas a se dirigir até uma sala, onde um grande café da manhã, com bolo e chá, as aguardava. No local, além de tirarem fotos e rirem das piadas da Palhaça Brum e da Dra. Susenara B. Schleek, mulheres também tinham cabeleireiras, maquiagem e manicures voluntárias à disposição para se embelezar. A Janete de Oliveira, do lar, 47 anos, aproveitou a oportunidade para cortar os cabelos.– Decidi aproveitar para ficar bonita para o Dia da Mulher, que está chegando, né? Eu soube pela minha sobrinha que haveria essa programação especial aqui no posto. É bom ter uma atividade para que possamos aproveitar e cuidar da beleza também – conta Janete.

Em alusão ao Mês da Mulher, usuárias do posto de saúde também foram convidadas para ações de embelezamento pessoal

A agente comunitária de saúde Regina de Fátima da Silva, 53, conta que, em março, o foco será total na saúde da mulher na UBS, com ações como coleta de exame preventivo e encaminhamento para mamografia, dentistas e médicos clínicos:– A mulher é sempre tão discriminada, então é muito importante fazermos esse trabalho com as usuárias do posto. O atendimento, claro, sempre prioriza a prevenção da saúde, mas não pode ser só isso. A autoestima é essencial – finaliza.

No sábado e na segunda-feira, novas duplas de palhaços voltam a visitar a UBS. Também na segunda, a promessa é de muita alegria na ação de vacinação da ESF Alto da Boa Vista, na Nova Santa Marta. Todas as atividades ocorrem pela manhã.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Autor de ameaças a Cezar Schirmer morre em confronto com PMs na capital Anterior

Autor de ameaças a Cezar Schirmer morre em confronto com PMs na capital

Com cinco casos de dengue em investigação, Santa Maria deve se preparar para os próximos meses Próximo

Com cinco casos de dengue em investigação, Santa Maria deve se preparar para os próximos meses

Geral